Como divulgar a sua empresa no Facebook e Instagram

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Como divulgar a sua empresa no Facebook e Instagram.

Neste artigo você verá dicas de como divulgar sua empresa nas principais redes sociais, como expor sua marca e seus produtos, e também como utilizar suas principais ferramentas para conquistar novos clientes e tracionar suas vendas.

Em quais redes sociais devo estar?

As redes sociais mais populares e que recomendamos todas as empresas estar são: FacebookInstagram, WhatsApp. e o TikTok É realmente muito difícil o seu cliente não estar em pelo menos uma delas.

Como funciona o Facebook para empresas?

O Facebook surgiu oficialmente em 2004 quando Mark Zuckerberg criou uma rede social exclusiva para campus de universidades, onde você precisava de convite para entrar. Logo ela se popularizou, e hoje conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos. Que postam textos, links, fotos, vídeos e se comunicam através de mensagens, likes e comentários. Você pode criar perfis (contas pessoais) ou páginas (voltadas para empresas e organizações). No Brasil ele acabou “substituindo” o finado Orkut, que contava com várias ferramentas semelhantes.

Como funciona o Instagram para empresas?

O Instagram foi criado em 2010 e no início era exclusivo para Iphone. Em poucos meses se tornou um dos aplicativos mais baixados da app store e contava com 10 milhões de usuários. Em 2012 o Instagram foi adquirido pelo Facebook por 1 bilhão de dólares e também disponibilizado para usuários de outros smartphones, que utilizam sistema Android.

Esta rede nasceu focada em compartilhamento de fotos, mas ao longo tempo foi permitindo o compartilhamento de vídeos, inicialmente de curta duração, para depois criar um recurso específico para isso: o IGTV. E agora o IGTV não existe mais e o foco está em vídeos no formato Reels e nas Lives. O mundo muda rápido e você precisa ficar atento.

Como funciona o WhatsApp para empresas (WhatsApp Business)?

Mais um aplicativo adquirido pelo Facebook, o WhatsApp se tornou tão importante para vendas e comunicação com o cliente, que desenvolvemos um artigo exclusivo sobre ele. Para acessar, clique aqui.

Como funciona o TikTok?

TikTok é um popular app de vídeos curtos disponível para celulares Android iPhone (iOS). Fenômeno principalmente entre os jovens, foi o aplicativo mais baixado no mundo em 2020. Nesta rede social do momento, é possível visualizar, curtir, comentar, produzir, compartilhar e republicar vídeos. Além disso, você pode seguir e interagir com outros usuários ao enviar mensagens privadas ou editar clipes com funções de costura e duetos. Use essa rede para ganhar alcance de forma mais rápida, pois no momento em que escrevemos esse post, ela é a rede social que mais permite alcance orgânico.

Outras redes

Existem outras redes sociais como o Twitter, que é considerado um microblog, pois tem limite de caracteres para os textos em suas postagens e é mais focado em discussões sobre os mais variados assuntos diários.

YouTube é a plataforma de vídeos do Google, nele você pode criar seu próprio canal. Qualquer usuário podem se inscrever nele para receber o conteúdo que publica. É possível inclusive gerar renda com o seu canal, se ele crescer e começar a ter muitas visualizações e inscritos, o YouTube começa a repassar uma parte da renda com os anúncios  para você. Foi assim que nasceram os Youtubers, pessoas que tem como trabalho criar conteúdo para a plataforma.

LinkedIn é uma rede social focada no mundo corporativo, onde o seu perfil é como se fosse o seu currículo. Os usuários comentam sobre seu trabalho, trocam experiências e conteúdo relevante para a sua área. É importante para sua empresa estar no LinkedIn se ela tiver um porte pouco maior, para buscar colaboradores para seu time e quando oferece produtos e serviços para outras empresas (B2B).

Pinterest é focado em compartilhamento de imagens, como se fosse um quadro de ideias, com ferramentas voltadas para este nicho. Muito usado por arquitetos,  blogueiros, empresas e sites focados em moda. Conta com público mais restrito, mas extremamente engajado.

Qual a diferença entre página e perfil?

Para criar a página da sua empresa no Facebook, você não criará um perfil do mesmo modo que criou sua conta pessoal, por exemplo. Você usará o mesmo login e senha da sua conta e lá dentro criará uma página. Perfis são destinados exclusivamente para pessoas, e páginas podem ser destinadas a empresas, figuras públicas e demais organizações, públicas ou privadas. Assim seus seguidores não serão seus amigos, nem terão de ser aceitos, basta eles curtirem a sua página para visualizarem suas postagens e receberem seu conteúdo.

Deste modo o seu perfil será o administrador da página e você poderá adicionar quantos administradores você quiser, podendo adicionar colaboradores da sua empresa, por exemplo, definindo inclusive alguns parâmetros do que eles poderão alterar na página ou não. Resumindo, cada um fará o acesso do seu próprio perfil pessoal, e você controla quem pode fazer alterações e quais. Podendo adicionar ou remover administradores a qualquer momento.

Lembre-se de ficar atento às permissões que concede e para quem. Não é incomum empresas perderem o controle de suas páginas por ataques hacker ou por utilização maliciosa de alguém que tinha acesso.

Já no Instagram você criará uma conta específica da sua empresa, com login e senha somente para ela. Basta ir na opção “Cadastrar-se para uma conta comercial” para ela ser destinada a uma empresa. Lembrando que no app do Instagram você poderá ter várias contas logadas e navegar entre elas, apenas fique atento para não estar utilizar a conta errada.

Colocando as primeiras informações nas suas páginas

Ao criar sua página no Facebook, a primeira coisa que fará é preencher os dados da sua empresa. Preencha corretamente endereço, e todos os meios de contato possíveis. E-mail, telefones, contato do WhatsApp, links de outras redes sociais e loja online se tiver. Atenção especial ao horário de atendimento, onde é possível definir o horário exato de cada dia, assim o cliente conseguirá visualizar automaticamente se sua empresa está aberta ou fechada ao acessar a página. Também crie um breve texto contando um pouco sobre a empresa e o que ela oferece no “sobre”.

Já no Instagram é possível colocar menos dados na sua página, apenas telefones, endereço e um link. Para conseguir disponibilizar mais links para o WhatsApp, Facebook, site e outros, recomendamos a ferramenta Linktree. Através dela, clicando em um link único na bio (local onde estão seus dados no Instagram) seu seguidor terá acesso aos demais links que você queira disponibilizar.

Tenha uma linguagem visual padronizada!

Uma das partes mais importantes da sua comunicação nas redes sociais está na padronização da linguagem visual da sua marca, o que envolve logomarca, cores, qualidade e até a fonte utilizada nos textos dentro das imagens. Estes são princípios básicos para criar uma boa comunicação e sua empresa ser facilmente reconhecida.

Primeiramente, se ainda não tem uma logomarca legal e material de boa qualidade, providencie. Se você não tem um grande orçamento para isso e quer se arriscar a tentar produzir você mesmo o seu material, pode tentar utilizar o Canva, uma ferramenta dedicada a criação de imagens, que serve não somente para produzir uma logomarca, mas também praticamente qualquer foto ou vídeo que irá publicar. Se não, existem inúmeros profissionais capazes de desenvolver este trabalho para você, hoje está muito mais fácil desenvolver este tipo de material e não é necessário uma agência para isso, existem diversos profissionais liberais neste setor.

Cada imagem nas suas páginas deverá ter uma tamanho específico para o que será usada:

  • Imagem de perfil da página: A imagem de perfil de páginas para Facebook e Instagram devem ser quadradas, tendo pelo menos 170×170 pixels. Lembre-se que a imagem aparece menor e sua logo deve estar totalmente visível e nítida. Se as letras ficarem muito pequenas por exemplo, adapte a imagem de maneira diferente, ou tente deixar apenas a logomarca, sem o nome da empresa, já que ela estará ao lado da foto. Normalmente com arquivos “.PNG” você obterá melhores resultados.
  • Imagem de capa: Somente o Facebook conta com imagem de capa, seu tamanho é 820×321 pixels no computador e 640×360 pixels para smartphones. É muito importante estar nas dimensões certa para não ficar cortada ou distorcida, também não é necessário que ela apresente novamente sua logo, já que na sua página ela estará exposta logo ao lado. Lembre de usar uma imagem de capa com as cores da sua empresa, ela pode vir com informações escritas, ser uma foto bem legal dos seus produtos ou do ambiente físico da sua empresa. Inclusive é legal usar a imagem de capa para divulgar eventos ou promoções temporárias, mudando-a de acordo com a estratégia de marketing.

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