Como vender pelo WhatsApp: 11 dicas certeiras

11 dicas whatsapp

Como vender pelo WhatsApp: 11 dicas certeiras

O WhatsApp se tornou uma da principais ferramentas de comunicação do mundo. Através dele é possível atingir o seu público de forma rápida, direta e eficiente. Este artigo traz dicas importantíssimas de como vender pelo WhatsApp da maneira certa!

 

1. Use o WhatsApp Business

A dica número um aqui é ter um contato dedicado exclusivamente para sua empresa. Use este número de telefone conectado ao aplicativo WhatsApp Business, desenvolvido pelo próprio WhatsApp para quem quer fazer um uso profissional da ferramenta. Ele conta com recursos valiosos que vão te ajudar a vender imediatamente:

  • Perfil comercial com descrição da empresa com endereço, principais áreas de atuação e horário de atendimento.
  • Um catálogo com seus produtos, contendo fotos, valores e até link para comprar se você tiver loja ou catálogo online. Se sua gama de produtos for muito grande, exponha os produtos mais desejados e promoções.
  • Permite criar mensagens automáticas, como mensagem de ausência, que são disparadas automaticamente quando o cliente entrar em contato fora do horário de atendimento. E também uma saudação para quando a pessoa entrar em contato pela primeira vez, que pode contar com algum link ao qual deseja direcionar o cliente.
  • Crie atalhos para respostas rápidas. Configure respostas prontas, para quando clientes  perguntarem as condições de pagamento, por exemplo, então você digitará “/condições”, e um texto que você escreveu previamente com todas as informações aparecerá pronto para enviar, agilizando o atendimento.
  • Crie etiquetas para organizar melhor suas conversas ou clientes.
  • Crie um link curto do seu WhatsApp para compartilhar e ser acessado rapidamente.

Saiba mais sobre o WhatsApp Business clicando aqui.

2. Peça autorização para se comunicar com o cliente

Quando você adicionar um contato, peça autorização para enviar mensagens para a pessoa. Se não fizer isso, uma comunicação com intuito de ajudar a vender pode parecer mais uma invasão, e por tudo a perder.

3. Organize contatos e listas de acordo com o perfil dos clientes

Quando você possui muitos contatos, é muito fácil se perder nas conversas e grupos. Organize seus contatos salvando-os na sua agenda de modo a identificá-los com maior facilidade através de algum padrão. Exemplo: se sua empresa trabalha com cosméticos, separe os clientes de produtos femininos e masculinos por exemplo. Será mais fácil selecioná-los para uma lista de transmissão específica, por exemplo.

Uma dica importante é separar novos clientes de antigos, pois eles estão em estágios diferentes do seu funil de vendas.

Um cliente novo precisa de informações mais detalhadas sobre como você atua, para ganhar confiança e estreitar a relação. Já um cliente antigo conhece melhor a sua empresa, demandando mensagens mais personalizadas.

Crie quantas classificações desejar e elabore uma comunicação específica para cada uma delas.

Além disso, sempre peça para seu cliente salvar seu contato, só assim ele receberá suas mensagens de lista de transmissão.

4. Não envie somente ofertas, mas também conteúdo útil

Compartilhe conteúdo e informações úteis que tenham a ver com o seu negócio. Envie dicas de como utilizar os seus produtos, de como compor um look, se você trabalhar com moda e acessórios, ou até receitas, se trabalhar com alimentação.

Não envie mensagens de bom dia, motivacionais, de conteúdo duvidoso ou político.

Muitas pessoas podem perder completamente o interesse em sua empresa se não enxergarem valor no que estão recebendo.

5. Capriche nas fotos e vídeos

O WhatsApp é uma rede multimídia, e uma comunicação visual é comprovadamente eficiente na hora de vender, mas cuidado! A qualidade das fotos e vídeos é fundamental, caso contrário elas podem até ter o efeito inverso. Utilize uma câmera boa (pode ser de celular) com cuidados básicos de iluminação, fundo, aparência do produto e alguma edição simples. A dica aqui é abusar das fotos e vídeos produzidos pelos seus fornecedores quando possível, afinal eles tem total interesse em te apoiar na hora de vender, e também criam muito conteúdo.

Além disso, assim como o Instagram e Facebook tem os Stories, o WhatsApp tem o Status, que basicamente expõe uma imagem e mensagens editáveis por 24 horas. Utilize esse recurso todos os dias, de modo a sempre ter algo para seu cliente ver lá!


6. Utilize gatilhos mentais na sua comunicação

Seus conteúdos devem lembrar seu cliente sempre como seu produto ou serviço pode ajudar a resolver um problema. Para usar esta estratégia, identifique a “dor do cliente”, deixe ela evidente e depois mostre a solução, elencando características do seu produto.

Por fim, crie senso de urgência com alguma promoção ou condição especial de momento.

Exemplos:

“É muito ruim quando a maquiagem começa a sair, bem no auge da festa, né? Nossos produtos da linha X foram desenvolvidos para resistir por muito mais tempo ao suor e calor. A linha X está com desconto especial de 20% para pedidos feitos hoje, peça agora!”

“Tá calor hoje né?! Nada melhor que uma cerveja gelada!
Fazendo qualquer pedido acima de X HOJE, ganhe uma cerveja Y”

Este tipo de comunicação funciona pois o ser humano responde muito mais à incentivos relacionados aos seus sentimentos, do que explicações racionais.

E não se esqueça de oferecer sempre estímulos visuais de boa qualidade!

7. Divulgue seu WhatsApp

Mostre para todo mundo seu novo canal de comunicação! Divulgue em suas redes sociais e site pelo link curto que você criou, você pode colocar o contato no final de cada post.  E não esqueça do seu número de contato em material gráfico, fachada e Outdoors. Ele deve estar presente sempre!


8. Ofereça vantagens

Ofereça vantagens para os clientes fornecerem seu contato para você e adicionar a sua empresa à lista de contato deles. Crie um grupo de ofertas exclusivas, por exemplo, e envie conteúdo e vantagens como descontos ou condições de pagamento que somente eles terão acesso.

Divulgue com frequência este canal, mostrando que aquele é um grupo seleto e que quem não estiver lá pode perder excelentes oportunidades.

9. Personalize as mensagens sempre que possível

Chame o cliente pelo nome sempre que conseguir, e se comunique de forma a entender que aquela mensagem foi feita para ele.

“Maria, olha essa novidade, estou te enviando porque acho que vai gostar”. Isso passa a ideia de um atendimento exclusivo.


10. Abuse do pós venda

Valorize seu cliente entrando em contato após cada compra que ele fizer. Pergunte o que ele achou do atendimento, do produto, como foi a experiência de uso e se ele tem algum feedback para passar.

Assim, você tem a oportunidade de melhorar continuamente seus produtos e operação com base nessas informações preciosíssimas. Além de demonstrar preocupação genuína com o cliente.

11. Tenha um canal de compras simples e fácil de usar

Muitas vezes você acerta em toda sua comunicação, atrai os clientes, conhece seu perfil, cria o desejo, mas na hora de finalizar a venda não converte tanto quanto gostaria.

Isso pode estar relacionado ao seu canal de vendas. Principalmente se o seu produto for de consumo rápido e alta recorrência, um processo de vendas custoso e demorado pode arruinar todo o seu esforço.

Uma loja online para automatizar seus pedidos, facilitando a sua vida e principalmente a do cliente, pode fazer toda a diferença.


Para saber como ter a sua própria loja online, com a sua marca, cupons de desconto, promoções, ferramentas de marketing de relacionamento, tudo automatizado e integrado com o WhatsApp, conheça a plataforma Super Catálogo! Clique aqui e saiba mais.

Posts Relacionados